Projetos

Projeto Bem Preservado
O Projeto Bem Preservado tem como objetivo, preservar o patrimônio histórico cultural, disseminando o conhecimento técnico das artes e ofícios dos antepassados, através da Educação Ambiental, Meio Ambiente Cultural e Educação Patrimonial, em um programa de capacitação, nas áreas de reabilitação, restauração e conservação do patrimônio histórico e cultural.
As atividades experimentais propostas, têm por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução dos processos construtivos tradicionais e modernos, para conservação e preservação de bens imóveis, com segurança, qualidade, economia e respeito ao meio ambiente.

A importância da preservação dos bens culturais em uma sociedade, pode e deve ser buscada em todo seu esplendor, assim, o legado pode dar sua contribuição plena no universo econômico, social e político, em atenção às determinações normativas constitucionais, infraconstitucionais e técnicas.
Por isso são importantes alguns mecanismos e ações adequadas para desenvolver, orientar, educar e instrumentalizar as comunidades nas questões relativas ao seu patrimônio histórico cultural e as maneiras de conserva-lo.

Sabe-se que a Educação Ambiental, no caso referido, o Ambiente Histórico Cultural, Educação Patrimonial, é ferramenta de importante contribuição na construção da cidadania plena, além de ser um instrumento estratégico, fundamental e o único capaz de fazer de fato a comunidade se apropriar devidamente do “Bem”, e, em parceria com institutos de tutela, Conselhos Organizados em política pública estabelecida entre os poderes, Municipal, Estadual e Federal, como preconiza a CF/88 em seus art. 23, 24, 215 e 216, chegar à construção de processo de sustentabilidade nas ações que se queira desenvolver.
Acreditamos que uma ação educativa, com base em atividade real, nas oficinas experimentais, com planos de cursos que possibilitem os mais diversos conhecimentos necessários ao mercado da construção civil/restauro, o desenvolvimento de inteligências, capital intelectual e profissional, organizados a partir das vocações e necessidades, pode se construir/formar profissionais, indivíduos capazes inclusive de se empregar e auto empreender, na Preservação de nosso Patrimônio Histórico, pois, além das ferramentas e habilidades adquiridas estarão substancialmente instrumentalizados pelas Normas Técnicas Internacionais e o Ordenamento Jurídico pertinente.

Projeto de Recuperação do Rio Doce
No dia 6 de novembro de 2015, duas barragens da mineradora Samarco se romperam no distrito de Bento Rodrigues, entre a cidade de Mariana e Ouro Preto, deixando um cenário de destruição na região. A lama encobriu casas e deixou pessoas soterradas e ilhadas. Estima-se que 62 milhões de metros cúbicos de material tenham sido liberados na região, nesses rejeitos há elevado nível de metais pesados como chumbo, cromo, cádmio e arsênio. A toxidade da lama colocou risco milhares de pessoas e causou gravíssimo dano ambiental à biodiversidade de 650 km da bacia do Rio Doce.
Esta catástrofe compromete um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudável e bem-estar do homem: A água. A diminuição da quantidade e qualidade da água é um problema que tem se agravado nas últimas décadas, devido ao desmatamento de encostas e das matas ciliares além do uso inadequado dos solos. Em consequência ao rompimento das barragens, em Mariana, o Rio Doce sofreu uma degradação sem precedentes e levará um logo período para se recuperar.
O principal objetivo desse projeto é recuperar nascentes e mananciais do Rio Doce, com medidas de proteção do solo e da vegetação que englobam desde a remoção dos resíduos, o isolamento das áreas mais afetadas, o plantio de mudas nativas e o enriquecimento das matas nativas.
Desse modo, o Instituto Oksigeno busca unir forças para trazer a vida de volta ao Rio Doce.
Ajude-nos a salvar o Rio Doce!

Educação Ambiental

O Projeto Semente Ecológica foi criado em 1999 pela empresa de consultoria em sustentabilidade Verde Ghaia, mantenedora do Instituto Oksigeno, com a publicação de uma revistinha de educação ambiental para crianças. Em 2006, o Instituto Oksigeno se tornou gestor do projeto, ampliando suas ações para além das revistinhas em quadrinhos, com a adoção de metodologias para educar de forma lúdica, com apresentações teatrais, brincadeiras e oficinas ecológicas.


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